quinta-feira, 29 de outubro de 2009


Prevenção contra as drogas


Vivemos em uma sociedade cheia de conflitos, onde os jovens são aliciados a entrarem nas drogas muito cedo. Vendo esta necessidade foi que resolvemos elaborar um projeto sobre as drogas, porque presenciamos no cotidiano escolar já que têm muitos jovens entrando no mundo das drogas.
O projeto “Prevenção contra as drogas”, surgiu a partir de uma problemática bem simples que enfrentamos todos os dias, pois presenciamos um percentual muito grande de jovens usuários de drogas e percebemos que deveríamos pensar e elaborar um projeto que mudasse ou amenizasse esse problema entre os jovens de nossa comunidade.
As experiências foram proveitosas, pois vimos que os alunos desempenharam muito bem o seu papel e com a ajuda dos colegas o projeto realmente foi desenvolvida conforme havíamos planejado.


Autoras: Ana Silvia, Eugênia, Maria Assis e Lúcia Maria.

BULLYING NO CONTEXTO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO


Criança precisa receber limites claros e objetivos de seus pais, para se sentirem seguras e, só coloca limites claros e objetivos quem se autoconhece e tem um bom senso de limite pessoal e interpessoal.
Quando não fica claro para a criança a autoridade natural dos pais, o que ocorre é que se cria um impedimento ao desenvolvimento sadio de seu próprio senso de autoridade e poder.
Quando chega a idade escolar a criança que não teve esse limite, agride os colegas na escola, humilham-nos em público e exercem chantagem psicológica e emocional, criando o BULLYING.
Os traumas gerados pelas vítimas de BULLYING são baixo desempenho escolar, resistência em freqüentar a instituição de ensino, abandono de estudos precocemente, e ainda pode gerar casos de depressão e de suicídio entre jovens que não recebem a devida orientação escolar ou familiar a tempo.
Os praticantes de BULLYING, de acordo com os psicólogos, tornam-se, muitas vezes, adultos com atitudes violentas e anti-sociais, podendo adotar, inclusive, comportamentos delinqüentes ou criminais.

Texto desenvolvido por: Ana Flávia, Andrelina, Gleuma e Luciana.