quarta-feira, 28 de abril de 2010

Surrealismo





O surrealismo é um movimento de vanguarda iniciado no período entre guerras, ou seja, foi criado sobre as cinzas da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) e sobre a experiência acumulada de todos os outros movimentos .
Corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente, este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico.
Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.
Vamos lembrar as características básicas do Surrealismo:
•Estuda os sonhos e a imagens do inconsciente.
•Nada deve a lógica, a moral ou a razão.
•É considerada uma arte profana.
•E também é considerado com a Arte dos Loucos.
Trabalho realizado pela 3ª A
Alunas: Rubiana, Natália, Érika, Sara, Daniela, Maria Elisângela, Ícaro e Henrique.
Profª:Ana Silvia

domingo, 18 de abril de 2010

O Romantismo no Brasil - Autores Românticos Brasileiros

O Romantismo teve uma duração de aproximadamente meio século(1836 a 1881), evoluindo por três gerações. Os alunos da 2ª Série D(vespertino) pesquisaram sobre a vida e obra de alguns autores românticos e apresentaram para a turma da 3ª série, visando a integração do conhecimento entre as séries.
Foi montado um mural com cartazes e livros de autores românticos que tinham no acervo da biblioteca.
Profª Ana Flávia




























domingo, 11 de abril de 2010

As Vanguardas Artísticas Europeias










































As transformações tecnológicas por que o mundo passou na virada do nosso século modificaram as maneiras de o homem perceber a realidade. O automóvel, o avião, o cinema deslocaram e aceleraram o olhar do homem moderno. Em meio a essas transformações surgem várias manifestações artísticas – entre elas, o Futurismo, o Cubismo, o Dadaísmo e o Surrealismo -, que ficariam conhecidas como “correntes de vanguarda” e que conjugadas, dariam origem ao Modernismo.
Os alunos da 3ª série C (Vespertino)realizaram um trabalho sobre As Vanduardas Artísticas Europeias, onde no Laboratório de Informática pesquisaram sobre o tema, confeccionaram cartazes e apresentaram em sala de aula.
Profª Ana Flávia