quinta-feira, 29 de outubro de 2009

BULLYING NO CONTEXTO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO


Criança precisa receber limites claros e objetivos de seus pais, para se sentirem seguras e, só coloca limites claros e objetivos quem se autoconhece e tem um bom senso de limite pessoal e interpessoal.
Quando não fica claro para a criança a autoridade natural dos pais, o que ocorre é que se cria um impedimento ao desenvolvimento sadio de seu próprio senso de autoridade e poder.
Quando chega a idade escolar a criança que não teve esse limite, agride os colegas na escola, humilham-nos em público e exercem chantagem psicológica e emocional, criando o BULLYING.
Os traumas gerados pelas vítimas de BULLYING são baixo desempenho escolar, resistência em freqüentar a instituição de ensino, abandono de estudos precocemente, e ainda pode gerar casos de depressão e de suicídio entre jovens que não recebem a devida orientação escolar ou familiar a tempo.
Os praticantes de BULLYING, de acordo com os psicólogos, tornam-se, muitas vezes, adultos com atitudes violentas e anti-sociais, podendo adotar, inclusive, comportamentos delinqüentes ou criminais.

Texto desenvolvido por: Ana Flávia, Andrelina, Gleuma e Luciana.

Um comentário:

  1. Meninas, estou muito feliz por ver a atividade que vocês desenvolveram. Parabéns por conseguirem integrar os alunos.
    Abraços. Prof. Maria Lúcia

    ResponderExcluir