quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SENHORA - JOSÉ DE ALENCAR 3ª"A" e 3"B" ENSINO MÉDIO

Caracterísitco do século XIX, este belo romance traz aspectos da organização social e moral da época - ainda que sob o ângulo da sociedade burguesa, postos como pano de fundo para uma história de amor entre Aurélia Camargo e Fernando Seixas. Percebe-se a busca por status e riqueza; entretanto, o amor é o elemento norteador do texto. Obra de José de Alencar, nosso maior romancista, Senhora enriquece nossa literatura brasileira, mostrando-nos as nuances do amor romântico que delinearam sua época.
Este trabalho foi preparado para testar o aluno quanto a sua capacidade de interpretação, além de servir como meio de transformações de idéias, levando o aluno a refletir sobre sua prática de leitura, pensando nesse bem pedir a eles que lessem este clássico Senhora. Acredito que foi importante para os alunos.
Professora - Ana Silvia Madeira

41 comentários:

  1. Fooi mt bom a Leitura desse livro'
    *----*
    Lorena ;*

    ResponderExcluir
  2. Uma leitura que trouse aprimoriamento de idéias sobre o amor, rica em cultura,difereça de classes sociais,e que nós fez mudar nossos conceito sobre leitura.

    ResponderExcluir
  3. Nessa leitura podemos ter em mente que o dinhero não nos traz felicidade e q nem tudo tem seu preço e que o amor vence qualquer obstaculo.Adorei....
    aluna:beatriz camilo
    serie:3"A"

    ResponderExcluir
  4. Foi muito Importante para a Turma Ler o Livro, pois teremos como base a biografia do Autor para possiveis questoes do vestibular. A cada livro lido superam-se as expectativas. A leitura engrandece e nos ajuda a sair um pouco da rotina de dias estressantes e corridos. A Leitura é um Hábito muito construtivo !
    Tamara & Nágila - 3 "A"

    ResponderExcluir
  5. Atraves da leitura podemos ter muito conhecimento da nossa lingua,podemos viajar atraves dela.
    O livro Senhora foi um livro muito bom,o texto fala sobre o amor traido e comprado por sua amada
    Cleiton Barbosa Dos Santos
    Série:3"A"

    ResponderExcluir
  6. Ler este livro foi uma experiencia muito marcante porque relata uma historia de como era o casamento antigamente.Na minha opnião e muito importante para nos sabermos da liberdade de escolha que temos hoje...
    ALUNA:ADRIANA

    ResponderExcluir
  7. O livro é um mundo onde podemos viajar além das palavras, conhecer novas histórias, e viajar no nosso conhecimento, pois ao ler cada página de um livro, imaginamos como se passa a história, é muito divertido. Gostei muito de ler o livro Senhora, pois aprofundei mais meus conhecimentos sobre os romances daquela época.
    Natália Fernandes
    3ª"A"

    ResponderExcluir
  8. A obra de JOSÉ DE ALENCAR fala sobre uma história de amor entre AURÉLIA CAMARGO e FERNANDO SEIXAS.
    AURÉLIA uma mulher rica em dinheiro queria se casar.
    FERNANDO SEIXAS comprado por 100 mil contos de réis pra se casar com AURÉLIA.
    Essa história conta um dos maiores contos de amor da época romantica.
    Pois na quela época a maioria se casavam por causa do dote.
    Eram comprados para se casar com determinandas noivas.
    A obra de JOSÉ DE ALENCAR nos relata um pouco sobre esses contos da época da burguesia.
    ALUNA:CHRIS KARLA

    ResponderExcluir
  9. O livro foi bom .,.,me mostrou mais sobre a literatura Brasileira.,.,By:Jean Ferreira da silva.,
    Serie:3ºano "A".,.

    ResponderExcluir
  10. ATRAVES DA OBRA DE JOSÉ DE ALENCAR MAS UMA VEZ VIMOS A FORÇA DA BURGUESIA NO SEU AUGE ONDE AS PESSOAS LARGAVAM TUDO: AMORES FAMILIA PRA SE VENDER POR TÃO POUCO ALEM DA COBRANÇA EM TERMOS SOCIAIS E MORAIS O VALOR DA PALAVRA QUE UMA VEZ DADA NÃO PODERIA VOLTAR ATRAS.
    UMA OTIMA ESPERIENCIA RICA PARA NOSSO APRENDIZADO SEM CONTAR QUE UMA DIVERTIDA HISTÓRIA DE AMOR CHEIA DE CONFLITOS,TRAIÇÃO,MAGOAS,E FORTES AMORES.

    ALUNA: NAYYARA DIAS SEABRA 3serie A

    ResponderExcluir
  11. A importancia da leitura deste livro foi conhecer o quanto precisamos ler para abrimos novos horizontes.No começo achei dificil entender,mas no final fiquei encantada com a história:SENHORA,foi maravilhoso.3°A Rubiana.

    ResponderExcluir
  12. Ler esse livro me emocionou profundamente com a historia de dois corações apaixonados ,mais também amargurados pelo recentimento de ambos ,que no final se entregam um dos melhores livros que já lí.
    Taísa 3°"A".

    ResponderExcluir
  13. O livro Senhora foi um otimo livro,nele relata a hitória de uma moça que foi abandonada por seu amado pelo dote de outra mulher,mais ela fica rica e compra seu amado para se vingar dele.
    Bem esse livro foi o melhor que eu ja li.

    ResponderExcluir
  14. O livro lido foi uma experiência muito agradável,pois eu apurei bastante minha inteligencia, apesar de ser um resumo do livro original, eu não me contentei com aquelas poucas páginas e tive o interesse de lê-lo todo.assim eu tô lendo e gostando bastante.Parabenizo a nossa professora por ter escolhido um livro que expressa tantas riquesas, e uma sabedoria inigualável!!!

    ResponderExcluir
  15. LER O LIVRO SENHORA FOI UMA EXPERIÊNCIA MUITO BOA POIS ME FEZ IMAGINAR E FAZER UMA COMPARAÇÃO DAQUELA EPOCA COM O HOJE E COMO ERA DIFERENTE OS ROMANCES DO SECULO XIX.
    LER É ESTAR NO PRESENTE MAS VOLTAR AO PASSADO E SONHAR O FUTURO.
    MARIA ELISANGELA 3ª'A'

    ResponderExcluir
  16. A leitura é imortante na vida de qualquer pessoa e é sempre importante fazer leitura de bons livros como senhora que ti trás conhecimento e cultura. Para mim o livro é ótimo e com ele obtive conhecimento sobre a literatura e sobre um
    importante escritor.

    Andrea gomes da silva
    Série:3ªA

    ResponderExcluir
  17. Carlos e Erika Diz...
    Foi de estrema importância poís o Amor não se trata de comércio e sim de algo bem mais forte que a imaginação, se trata de um sentimento onde não tem raiz mas sim um impulso que surge do coração.♥. 3º"A"

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito de ler o livro senhora pois nos ensina a ser mais humildes,e me fez imagina como era bonito os romance da epoca.
    DANIELA FERREIRA 3ª'A'

    ResponderExcluir
  19. , fooi uuma é leeituura mto iinteressante *-*
    Joosé de Aleencaar é uum óotimo aautoor , !

    O liivro faala de uum roomaance a épooca do roomaantismo , motivaado pelo dinheiro ;
    Auuréliia Camargo é troocada poor Adeelaaide
    teempos depoooois Auuréllia reecebe uma heerança e caasa -se coom Fernaando Seeixaas , aao fiim do liivro aamboos deescobrem o aamr qe eexiiste eente oos doois , =}




    . bruunna ooliveeira & leoomaara Caarvalho {3° "A"}


    ;)

    ResponderExcluir
  20. AO LER ESTE LIVRO TIVE AO ENTENDIMENTO DE UMA GRANDE RIQUEZA DA LITERATURA. E QUE AO ESCREVER ESTE LIVRO JOSÉ DE ALENCAR QUERIA DAR O ENTENDER PARA OS ALUNOS QUE O AMOR NAO EUM JOGO E SIM UM SENTIMENTO E NAO ALGO QUE PODE SER COMPRADO. ALUNA:THAIS

    ResponderExcluir
  21. gostei muito deste livro,ele mim fez entrar em um mundo imaginário que parecia não ter fim,a leitura faz com que a gente se sinta mais empolgada com o mundo literário.aprenda a ler e gostar das historias isso não é bom só pra mim mas também pra vc. SARA.3°A"

    ResponderExcluir
  22. Ler o livro Senhora do autor José de Alencar foi muito importante.Pois assim temo uma base para poder compreender como era a vida das pessoas nas décadas passada.Além disso a leitura estimila a mente,e tira o extresse.E nos proporciona um grande ajuda nos vestibulares,pois com ele podemos ter uma base de como é.
    Islla Camila Lemos

    ResponderExcluir
  23. Achei importantissímo a leitura do livro.Pois para mim estimulu mais hábito da leitura.E também o modo como viviam as pessoas naquela época.
    Ágna Sousa Gondim.

    ResponderExcluir
  24. Acredito que foi de extrema importância a leitura deste livro,já que este nos auxiliou a ter mais conhecimento a respeito do romance.
    E comprendemos que acima de tudo e de todos, o amor prevalece !!!


    Ana Carolina Venâncio
    Série: 3ª "B"

    ResponderExcluir
  25. A leitura do livro de José de Alencar foi muito importante, pois fala sobre um grande amor e também dos interesses que as pessoas tinham naquela época.

    Fernanda Helém 3°"B"

    ResponderExcluir
  26. BOM...gostei muito do livro ,pois ele me fez ver que um amor verdadeiro munca morre nem acaba mesmo com uma traição feita por tal parte.

    ResponderExcluir
  27. Foi bom ler este livro pois,ele nos mostra que a vida do passado é totalmente diferente de hoje...
    E que hoje nós temos total liberdade de escolha...

    By:Rafael Tiago 3°"B"

    ResponderExcluir
  28. É prova de que o dinheiro nãO compra a felicidade,e que o amor está acima de todos os abstáculos da vida.

    ResponderExcluir
  29. a importancia de ler para saber, aprimorar nossos conhecimentos e tendo sempre base de nossas vidas, e muito bom ler e entender o livro, pois fala de uma menina muito rica que seu marido casa-se por dinheiro.

    ResponderExcluir
  30. Jefferson da Silva Oliveira28 de setembro de 2010 às 07:44

    Este exuberante livro, conta a história de Aurélia Camargo e Fernando Seixas, o romance norteia em torno desses dois personagens, desejo de vingança, paixão, interesse próprio, dinheiro, posição social, questões inéditas sobre diversas famílias, que também são envolvidas na história, e depois de tantas conturbações tudo acaba de forma feliz. O livro é bastante chamativo, prende o leitor da primeira a última página, o autor capricha tanto nos detalhes que a história passa a ser vivida pelo leitor quando lida. Realmente valeu a pena ler a história.Lembrando que é exposto também os costumes da época no que tange os casamentos e os relacionamentos amorosos.
    Aluno: Jefferson da Silva Oliveira
    Série: "3ªB"

    ResponderExcluir
  31. A história do livro nós mostra como a sociedade naquela época tratava o amor como um negócio.Eles não respeitavam o sentimento que um casal tinha pelo outro.
    Conhecermos o modo com a sociedade antiga vivia é um bom enrrequecimento para nós alunos que estamos preste a nos formar.

    Maria Carolina Lemos

    3ª"B"

    ResponderExcluir
  32. A leitura do livro fez conheçer os valores que as pessoas tinham naquela época, viam o dinheiro como um passaporte para o amor.

    ResponderExcluir
  33. senhora um importante conto de um fabuloso e exótico escritor brasileiro que defendia sua idéia coisa que outrora era rara.ele defende um amor que enfrenta a dura realidade de sua época,época de hipócresias e intrigas.Mas é assim mesmo não se pode agradar a todos pois todos é um todo em si e você é único apesar de não ser perfeito...

    ResponderExcluir
  34. LER ESSE LIVRO FEZ COM QUE EU GOSTASSE MAIS DE LITERATURA,POIS FALA DE UM AMOR QUE NEM O DINHEIRO CONSEGUIU DESTRUIR E TAMBEM DAS DIFERENÇAS SOCIAIS,QUE ATE HOJE E MUITO FALADA.

    DANIELA

    ResponderExcluir
  35. Marcos Vinicios 3"B"
    O livro tras o pensamento que antes se casava por dinheiro não inportando o valor da pessoa.

    ResponderExcluir
  36. Achamos de extrema importancia a leitura do citado livro, através dele foi possivel compreender melhor questões sociais que eram tão comuns na época: o casamento por interesse.
    E que o amor é mais importante que o dinheiro e que só devemos casar por amor.

    Danyelly e Gabriella 3ª B

    ResponderExcluir
  37. Lucas 3"B"
    O livro tras o pensamento que antigamente o amor não tinha valor.

    ResponderExcluir
  38. Para nós alunos formandos é muito bom lermos um livro de um grande autor como José de Alencar.Pois nos ensina a ver aquela época de um modo diferente, onde acima de tudo só se valorizava o dinheiro, e não o sentimento.

    Paulo M. Mascarenhas

    3ª " B "

    ResponderExcluir
  39. Achei a historia do livro otima, um romançe cheio advenças , mas com um final lindo e muito feliz.
    O livro foi escrito na epoca do romantismo e eran motivado pelo dinheiro.
    Luana
    3"B"

    ResponderExcluir
  40. A história fala de amor e como era importante o dinheiro daquela época.
    Achei muito interessante esse livro.
    Williene
    3"B"

    ResponderExcluir
  41. Foi muito interesante ler esse livo,compreendi que amor nao se compra ne vende se conquista.


    Angelica

    ResponderExcluir