domingo, 11 de abril de 2010

As Vanguardas Artísticas Europeias










































As transformações tecnológicas por que o mundo passou na virada do nosso século modificaram as maneiras de o homem perceber a realidade. O automóvel, o avião, o cinema deslocaram e aceleraram o olhar do homem moderno. Em meio a essas transformações surgem várias manifestações artísticas – entre elas, o Futurismo, o Cubismo, o Dadaísmo e o Surrealismo -, que ficariam conhecidas como “correntes de vanguarda” e que conjugadas, dariam origem ao Modernismo.
Os alunos da 3ª série C (Vespertino)realizaram um trabalho sobre As Vanduardas Artísticas Europeias, onde no Laboratório de Informática pesquisaram sobre o tema, confeccionaram cartazes e apresentaram em sala de aula.
Profª Ana Flávia


13 comentários:

  1. Estudar e apresentar sobre esse assunto foi bastante interessante...
    Saber um pouquinho de como aconteceu cada movimento artístico daquela época foi uma experiência muito enriquecedora e fundamental para o futuro!!!
    O dadaísmo foi um movimento muito intrigante para a época, e acredito que, ainda nos dias de hoje, se eclodisse outra revolta como aquela seria uma grande polêmica. E isso aconteceria porque o dadaísmo foi um movimento de revolta contra todo o tipo de arte, eram pinturas e esculturas sem lógica, sem sentido com total falta de nexo.
    Mas, apesar de tudo, esse movimento ajudou muito aos artistas em relação ao medo de rejeição e de estranhamento por parte das pessoas que "não aceitam o que é diferente"!
    Ariella 3°C

    ResponderExcluir
  2. Vanguardas Artísticas Europeias teve muita importância para nosso conhecimento em língua portuguesa . Meu grupo desenvolveu uma apresentação sobre o Futurismo, que tinha imagens totalmente direnciadas torcidas de automóveieis e etc.Com essas apresetações tivemos a oportunidade de conhecer melhor sobre as Vanguardas!'Ana Beatriz 3*'C'

    ResponderExcluir
  3. O trabalho das vanguadas foi ótimo. Aprendemos muito sobre os autores e suas obras.
    Os alunos explicaram muito bem o trabalho e o nosso foi sobre o surrealismo. Este trabalho das vanguadas foi otimo. serie 3"C" vespertino aluno:tiago alves

    ResponderExcluir
  4. Estudar e apresentar sobre as vanguardas foi uma grande experiência para mim e os meus colegas, pois aprendemos sobre as artes e como elas eram,apesar de alguns alunos não terem demonstrado o seu aprendizado ocorreu tudo bem.
    Samara Cristina '3c '

    ResponderExcluir
  5. Trabalho em geral das vanguarda foi bom aprendemos tudo sobre vanguarda.Os alunos foram muito bom em suas apresentações sobre vanguarda.
    O nosso trabalho apresentado sobre surrealismo foi bem sucedindo pelo alunos
    SERIE 3c- guilherme

    ResponderExcluir
  6. Foi um trabalho muito interessante,com ele tivemos um conhecimento importante sobre as vanguardas europeias.Foi feito com dedicacão e com responsabilidade, pois foi importante para cada.
    O meu grupo desenvolveu o trabalho sobre o momento histórico do modernismo,onde se iniciou a era da máquina,o acontecimentos das duas guerras mudiais que foi um momento de desilução e sobre o universo científico-filosófico.Um trabalho bem desenvolvido,com muito esforço e dedicação.
    Série:3ªC
    Aluna:Andrea Gomes da Silva

    ResponderExcluir
  7. Foi um trabalho realizado com muita atenção e dedicação, pois com ele aprendemos mas sobre acontecimentos que aconteceram no passadO. Pois com esse trabalho tivemos o conhecimento das vanguardas artísticas europeias e como elas foram importante para muitos.O nosso grupo desenvolveu o trabalho sobre o momento histórico do modernismo,onde se iniciou a era da maquina, nessa época a Europa vivia chamada Belle Époque que foi uma época de grande euforia pelo progresso, pela velocidade, pelo comodismos provenientes da era da máquina. Foi daí que vieram as invenções proporcionadas pela ciência e pela técnica o automóvel o cinema entres outros.Foi um trabalho desenvolvido com muito esforço.
    Aluna:Bruna Ferreira Série:3ºC

    ResponderExcluir
  8. Estudar sobre as vanguardas foi muito importante pois aprendi como surgiu as artes as reviravoltas que a arte trouxe.
    O trabalho que apresentamos nao foi sem por cento ,mas foi legal todos se esforçaram bastante.
    jaqueline Maia 3c

    ResponderExcluir
  9. Dentre a modernidade histórica tras a grande importancia não só na economia moderna mas no desenvolvimento inteléctual revelando um contraste social e espiritual na sociedade.O tema apresentado foi sobre a roptura com passado com o pré modernismo e a modernisação industrial e literário brasileio e a introdução das vanguardas.Aluna.Celia maria pereira serie3

    ResponderExcluir
  10. O trabalho sobre o modernismo, foi muito importante para sabermos melhor como que era nos tempos mais antigo das vanguardas.O dadaísmo fala que as artes feitas diferente chamavam atenção de varias pessoas que cometavam sobre elas de forma inadequada, mas que era artes para um olhar de um homem moderno.
    Karina 3C

    ResponderExcluir
  11. Estudar sobre as vanguardas europeias foi muito Interessante, soubemos e aprendemos o que levou os artistas daquela época a ter uma nova visão e expressar através da arte de uma maneira um tanto engraçada e bem diferente.
    A nossa amada professora ANA FLÁVIA teve uma ótima ideia de estudarmos e confeccionarmos cartazes para apresentarmos em grupos, para nossos colegas de classe. Nosso grupo particurlamente falou sobre um tema bastante intrigante: o DADAÍSMO que conhecido como uma arte sem lógica mais que foi bastante polêmica por ter sido criada durante um tempo difícil que foi a guerra. Artistas revoltados com a burguesia fizeram uma revoluçao através da arte, uma ideia que começou dentro de um cabaré e chocou a todos.
    aluna:NAYYARA DIAS 3°ªC

    ResponderExcluir
  12. Este trabalho desenvolvido durante a Semana da Leitura foi muito interessante. Vocês estão de parabéns por terem explicado tão bem este conteúdo.

    ResponderExcluir