sexta-feira, 6 de novembro de 2009

As Drogas Na Escola


Um dos principais motivos da violência escolar está no uso e no tráfico de drogas (ilícitas ou não). Muitos alunos usam e comercializam drogas dentro e nas proximidades da escola. Isso também atrai maus elementos para os arredores das instituições. Em várias pesquisas,“27% das escolas pesquisadas relataram que alunos portavam e consumiam bebidas alcoólicas durante as aulas, 19% das escolas foram invadidas por estranhos, com objetivo de furto, roubo, estupro, tráfico, de drogas e 18% acusaram porte ilegal de armas, por parte dos alunos.”
A solicitação de um bom policiamento às autoridades, como se já não fosse um dever, pode ajudar. Às vezes, apenas a presença de uma viatura da Guarda Municipal já é o suficiente para intimidar possíveis problemas nas saídas das escolas e o comércio de drogas – pelo menos em frente aos portões.
Um levantamento publicado pelo jornal argentino Clarín, no ano passado, mostra que o Brasil é o 3º em uso de cocaína na América do Sul,
“1,7% dos brasileiros matriculados no ensino médio já consumiram a droga.”
O Brasil perde apenas para a Argentina e para o Chile. Isso pode nos dar uma idéia de como o problema é grande.
Sem contar o uso de bebidas alcoólicas e de cigarro comum. A criança com muito tempo livre ocioso acaba por assistir a muitos programas violentos e que incentivam o uso de álcool, entre outras coisas, a influência que a programação pouco educativa da televisão causa às crianças.
Campanhas e projetos que dão seminários sobre o uso e o efeito das drogas no organismo podem ajudar no combate a esse uso indevido na rua e nas salas de aula.
Postado pelas profª Ana Flávia, Andrelina e Luciana

8 comentários:

  1. Muito Legal esse artigo.
    Os organizadores do blog estão de parabéns.É de grande utilidade os hiperlinks,deu pra esclarecer bastante sobre o assunto.
    Devemos estar todos de olhos abertos para combater algo que aos poucos tem tomado espaço no meio escolar.
    bjs
    Kelly Hannan

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a mobilizacao da sociedade em relacao as drogas tem que comecar nas escolas, pelo fato de ser nas escolas onde ocorre o inicio de muitos problemas como as drogas, que é um caminho muito dificil de sair. Wesley 3° B

    ResponderExcluir
  3. O artigo é de grande argumentação e informação. Esclarece bastante a importância de trabalhos educativos nas escolas extracurriculares que combatam as drogas. Parebéns as organizadoras!
    Beijos- Isabella Almeida

    ResponderExcluir
  4. Parbéns aos organizadores desse blog!!!
    O artigo está ótimo em relação as dogras está crescendo muito em nosso país.
    Espero que as pessoas fiquem cada vez mais esclarecidas em relação a esse assunto...

    ResponderExcluir
  5. As drogas é um dos principais motivos das violências que ocorre hoje em dia principalmente nas escolas, é uma coisa que muitas pessoas querem lutar para combater, mas não tem como. Muitos que se envolvem nas drogas querem sair, mas não conseguem, mas tbm tem aqueles que gostam de estar dentro pq às vezes pensam que serve como um tipo de brincadeira, mas não vêem que muitos de seus amigos e familiares sofrem por causa de sua atitude, só enxergam a si mesmo, mas qnd verem que não é nada do que pensam vai querer voltar atrás e ñ vai conseguir. "Vamos alertá-los,vamos abrir seus olhos" Lílian 3ªB

    ResponderExcluir
  6. As drogas são um dos principais motivos que nós todos temos de lutar contra esse problemas que está afetando muito os jovens hoje.
    Muitos jovens que caíram no mundo das drogas e não
    conseguiram sair sem uma ajuda. Vamos todos nos unir e
    ajudar os que querem se libertar desse mundo das drogas. Valdilene 3ºB

    ResponderExcluir
  7. É importante falarmos em relação as drogas no mundo de hoje.
    Parabéns pelo seu desempenho e pela
    sua criatividade...

    Amanda Lemos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo desenvolvimento do blog,ficou muito bom.Todos do colégio estão de parabéns.
    Ótimo desempenho e criatividade.
    :D
    Cássia,Carolina,Islla,Jubielly,Ágna e Miss.
    3"B"

    ResponderExcluir